quarta-feira, novembro 25

(Maravilhoso Mundo Stephen King) O Iluminado


O Iluminado
Stephen King
Terror
Editora Suma das Letras

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.




Olá pessoal.

Hoje eu trago o livro que é considerado o melhor livro por 9 entre 10 fãs de Stephen King, será que eu faço parte dessa turma toda? Não eu sou parte do 1 que considera outras obras melhores, considero esse livro ruim? Também não, mas gente esse é só o terceiro livro publicado do autor, ele escreveu muitos livros depois, e evoluiu muito depois dele.
Lindas, mas não, elas não estão no livro.

Acho que muito da fama do livro vem do filme, que por incrível que pareça, eu não tinha assistido ainda quando li o livro pela primeira vez, e porque falo isso, por que já li várias resenhas colocando fatos que só acontece no filme com se acontecesse no livro.

Mas vamos ao livro, que é dele que essa resenha se trata.
-Ele tem tealmente alguma coisa. Algum talento que nos falta. A maioria de nós, me perdoe. E talvez o Overlook tenha também.-Fantasmas?-Não sei. Não no sentido de Algernon Blackwood, com certeza. Seria mais como que resíduos de sensações das pessoas que aqui ficaram. Coisas boas e coisas ruins. Nesse sentido, suponho que todo hotel grande tenha seus fantasmas. Especialmente os velhos.
A história começa nos apresentando os Torrance, Jack, o pai, é um alcoólatra em recuperação que está tentando escrever uma peça e retomar sua vida depois de ser despedido da escola onde lecionava, ele aceita trabalhar como zelador de um hotel no período em que este fica fechado e isolado durante o inverno nas montanhas. Wendy, a mãe, já não está certa quanto ao casamento desde que Jack se enfureceu com o filho e casou um acidente sério, mas ela também não quer voltar para a casa da mãe, Wendy se sente enciumada com o amor que o filho sente pelo pai, mesmo com toda a violência de Jack. E por fim o pequeno Danny, que além do amigo imaginário, tem pequenas premonições e grandes 'apagões', é um menino muito esperto e inteligente para a idade.

E temos o outro grande protagonista do livro, o Hotel Overlook, um hotel com uma história sinistra cheia de personagens a margem da lei, e muita violência envolvida, o Hotel acabou ganhando uma 'alma' sinistra que corrompe, enlouquece e reivindica as almas dos que morrem por lá, e os mais vulneráveis são os que vão cuidar das caldeiras e a manutenção em geral do hotel durante o período em que o hotel fica isolado do mundo pela neve, especialmente se esses zelador já tiver um histórico vulnerável, mas quem o Hotel quer é Danny e seu Dom.
Este lugar desumano cria monstros humanos.
Outra coisa importante a destacar é que King constrói nesse romance um drama de pai e filho, mostra
Larga esse machado Jack, que ele não te pertence.
o quento Danny ama o pai a ponto de causar ciumes na mãe, Jack está sempre querendo se redimir do que fez ao filho no passado, e não repetir o legado de seu próprio pai. E essa mente perturbada de Jack que King vai destruindo pouco a pouco com os espíritos do passado que habitam o Overlook, enquanto fortalece Danny que precisa enfrentar tudo isso quase que sozinho, contando apenas com o apoio de Dick Hallorann o cozinheiro do do Overlook que também é Iluminado, gosto muito das partes que contam a história dele.
O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também.
 Eu recomendo muito o livro, só peço que esqueçam as críticas e especialmente o filme, que aliás sempre foi criticado pelo próprio King, e tenham paciência, pois o clima vai se estabelecendo aos poucos até o final que é imensamente melhor que o do filme.

Dou 4 estrelas.

21 comentários:

  1. Ah eu sou suspeita para falar porque sou apaixonada por King e a primeira obra que li dele foi justamente o Iluminado com meus doze anos. Talvez por ser muito Novinha ainda...eu sentia muito medo ao ler. A cena daaa gemeas então é memorável. Agora deixa eu contar um segredo: eu sou mega apaixonada por livros de terror mas em contrapartida tenho medo de ver filmes de terror. Kk. Vê se pode!!!!
    Mas a melhor obra do King para mim é a sua série Torre Negra, essa é a perfeição sublime da literatura. Exagero? Pode ser, mas eu sou muito fã dele.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li a Torre, mas morro de vontade, meu preferido é As Quatro Estações, amo todas as quatro histórias contadas nele, mas é livro não tem aqueles barulhos altos usadas para nos assustar, mas eu adoro os dois livros e filmes

      Excluir
  2. Olha eu sou suspeita para falar, pois tenho pavor de qualquer coisa que envolva terror ou suspense. Kkk
    E claro que conheço o autor ( mesmo não lendo a gente sempre pesquisa né?!)
    Sua resenha está incrível. Meus parabéns.

    Beijos
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu comecei a ler o livro e admito que gostei, mas comecei a ficar com medo do final e do que poderia acontecer e larguei o livro kkk' Sou muito medrosa. Foi o primeiro livro de terror que eu comecei a ler e espero muito continuar depois.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Até hoje tive o prazer de ler um livro do autor (Sob a Redoma) e estou no meio de outro livro (Joyland). King é muito no que faz e acho que, O Iluminado deve ser um ótimo livro, mas os que vieram depois devem ser melhores ainda.
    É engraçado como nos confundimos com acontecimentos depois que assistimos os filmes - eu tenho muito disso, por isso sempre escrevo a resenha antes.
    O Iluminado, por ser tão aclamado pelo público, é um livro que eu adoraria ler e espero ter a oportunidade. Gostei dos pontos que você ressaltou e de ter alertado o leitor sobre o fato de o clima se estabelecer aos poucos.
    Beijos!
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente não sou chegada em ler livros de terror e muito menos de ver filmes baseados. Eu acho que hoje em dia os filmes estão tão fortes que sinceramente isso não faz bem nem para o ser humano. Vê quanta desgraça que acontece por conta disso? Pessoas que acabam imitando coisas de filmes para fazer na vida real? Pois bem, eu sinceramente nem leio e nem assisto mais nada do tipo, porque eu sou bastante medrosa para começar e me impressiono muito fácil de ficar com aquilo na cabeça, por isso eu nem penso duas vezes. Mas eu acho que agora os autores e até mesmo os diretores que fazem os filmes precisam começar a pensar um pouco em como eles fazem as coisas, porque isso mexe com a cabeça das pessoas. Ontem mesmo dei uma passada em um canal e vi uma menina comendo um cara...Meu deus...menina tinha um olhar sinistro. Eu fiquei nossa senhora. vou mudar se n nem vou dormir hahahaha....Enfim...Mas acho que isso tbm vai de cada um né, mas eu sinceramente acho que a galera deveria evitar ficar vendo isso, porque não faz bem.

    Por isso eu não leria esse livro. Não mesmo.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar.html

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Eu não curto esse estilo de livro e não leio muito terror eu gosto mais de romances e comédias. Eu achei legal essa sua comparação com o filme :D eu achei legal esse foco a relação dos personagens.
    Gostei da sua resenha mas mesmo assim não leria :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Daniele.
    Eu já li muitos livros do autor e são poucos os que eu realmente gostei. Me favorito dele é A metade Negra, um que acho que pouca gente conhece. Esse eu li quando era basicamente uma criança e pouco lembro da história, só que eu tive muito medo hehe. Mas pretendo reler para ler a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li com uns 15 anos, e acho que esperei demais dele, agora eu reli para o projeto e senti basicamente a mesma coisa, também estou com muita vontade de ler o Dr Sono.

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não vi o filme, mas também nunca li nenhuma obra do autor. Não é um gênero que eu goste, então não sei se um dia conhecerei a escrita do King. Talvez com "Sob a Redoma", que é o único livro do King que chama minha atenção, mas não sei. Fico feliz que você tenha gostado de "O iluminado", por mais que não tenha ganhado 5 estrelas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gente, preciso falar! eu morro de medo do gênero mas eu li esse livro e fiquei com muito medo, não tive coragem de assistir ao filme (ainda) mas o livro é muito bom, aquele jogo com a palavra VERDOM foi um ótima ideia, já li tem uns 10 anos, mas lembro de cada detalhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim também achei uma sacada genial, gostava muito das partes em que o Danny tentava racionalizar as palavras que ele não conhecia

      Excluir
  10. Oi Daniele, esse é um dos livros do King que eu não li ainda, mas sou apaixonada pela suas obras e nem sei o que esperar desse que é tão bem falado por todos os leitores. Também não assisti ao filme e até prefiro assim porque pretendo ler o livro em breve, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu nunca li nada do King? E pode parecer um crime, mas eu tenho a impressão de que nunca vou ler. Ele me dá medo. Muito medo. Principalmente por ele colocar o pior em coiss comuns, que fazem com que eu fiquei com mais medo ainda.
    Achei interessante saber que o livro tem um final melhor do que o filme, e curioso de algumas resenhas misturarem os fatos (deve ser gente que não leu o livro).
    Mas, como eu disse... O King me dá medo então esse livro eu passo.

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Olá Dani.
    Eu sou fã do King, massssssssssssssssssssss não li O Iluminado...
    Quase uma Poser...kkkk
    Mas ouço sempre ótimas críticas sobre o livro, vi o filme, mas como tu mesma disse não dá para comparar.
    O Livro tem a mágica da imaginação e páginas ilimitadas (não muito) com mais e mais.
    Eu sou daquelas que não consigo dizer o melhor livro dele que li, talvez a história que tenha mais me fisgado seja Carrie, mas ainda faltam muitos livros dele no meu curriculum, já que amo esse gênero e arrisco escrever também.
    Beijos amei a resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani! Não curto ler livros do gênero, mas confesso que não constumo tentar. Quando mais nova via alguns filmes, mas nada assustador demais sabe? Só via mesmo aqueles mais leves como Jason que hoje não tenho a minima coragem de assistir novamente, rs.

    Quanto a este livro não posso dizer que vou ler, pois estaria mentindo, mas tenho curiosidade em ler os livros do King e espero ter coragem e quem sabe não começe por este, rs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  14. Oi, Daniele
    Eu li este livro há séculos e gostei muito. Nunca assisti ao filme por ficar ainda mais impressionada; pois Jack me assusta e com Jack Nicholson fazendo este papel não rolou mesmo ver, kkk.
    Também recomendo o livro, acho que vale a pena conhecer e tem outro livro com Danny Torrance, O Doutor do Sono.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu não curto muito terror, mas para o King, quase sempre eu abro uma exceção, porque acho as suas obras muito inteligentes. Quando leio esse autor, eu apenas tomo o cuidado de não ler à noite, antes de dormir, para não perder o sono. Esse livro, especificamente, eu ainda não li, mas vi o filme e gostei muito. Claro que ainda pretendo lê-lo, mas o problema é que minha lista já está imensa. Gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho medo só de olhar pra cara do Jack Nicholson então nunca assisti ao filme kkkkk é chato quando o filme muda muito a história do livro, até acrescentando personagens. Sei que não dá pra fazer uma adaptação totalmente fiel, mais inventar não é legal.
    Não sabia que nessa história havia essa questão da relação de pai e filho.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu adoro o filme desse livro, mas morro de medo de lê-lo. Todos elogiam muito esse livro mas eu sou cagona e tenho medo de sentir medo SHAUHSUAH
    Se o filme fosse mais igual ao livro talvez eu nao temesse tanto!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Parabéns pela sua resenha, está show! Eu assisti O Iluminado e confesso que fiquei com medo! Eu sempre quis ler um livro do King, mas o medo é maior...Gostei de saber que o livro é bem melhor que o filme, e que King consegue trabalhar bem a parte psicológica dos personagens, coisa que gosto muito. Acho, que mesmo tendo medo, é uma leitura que vale a pena. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir