segunda-feira, dezembro 26

(Resenha) #27 As Crônicas de Nárnia

Título: As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S. Lewis
Gênero: Fantasia

Desafio #27 Livros que se passa no Natal

Passei o Natal  em Nárnia! Gente como pude esperar tanto tempo para ler essa série? Como o desafio era com tema natalino, tinha que ler o 2° livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, mas aproveitei e tentei ler tudo!
Mas quando se tem a sorte de ver essa gente em Nárnia é muito diferente! Alguns dos postais coloridos de Papai Noel que podemos ver em nosso mundo mostram um velho engraçado e bonachão. Não era bem assim para as crianças. Era tão grande, tão alegre e tão real, que ficaram paralisadas de espanto. E, apesar de todo o contentamento, sentiam também que era um momento solene.

Primeiro vamos as considerações. Nárnia é um livro para crianças, C.S. Lewis escreveu durante a guerra para entreter seus sobrinho e sua afilhada Lucy, (a dedicatória dele no começo do livro O Leão, a Feiticeira e Guarda-Roupa é muito emocionante). Então se ainda não leram, fiquem com isso em mente, será um livro de fácil leitura, mas os olhos de um adulto podem ver muitas coisas nas entrelinhas. Apesar de certas polemicas sobre religião, podem ficar tranquilos, que Lewis não queria catequizar ninguém.

Então vamos lá, na edição única organizaram os livros em ordem cronológica da história, ao todo são sete livros.

O Sobrinho do Mago (1955)
Um que mais gostei, conta a história do primeiro viajante de Nárnia, quando Nárnia nem existia ainda. Digory e sua amiga Polly são mandados para um outro mundo pelo Tio do garoto. Esse tio tem descendência de antigos magos e estava testando seus poderes, mas ele sendo muito medroso manda as crianças em seu lugar para descobrir como é esse mundo paralelo. Lá Digory acaba só fazendo confusão e acorda a Feiticeira Branca, aí eles dão um jeito de voltar ao nosso mundo mas acabam trazendo ela junto! Então eles precisam leva-la de volta, e quando voltam é justo no dia em que Nárnia "Nasce".
"– Nárnia está fundada – disse Aslam. – Zelemos por mantê-la livre. Convocarei alguns para o meu Conselho. Cheguem até mim o chefe Anão, o Deus do rio, o Carvalho, o Sr. Coruja, o casal Corvo e o Sr. Elefante. Devemos parlamentar. Pois, apesar de o mundo não ter mais que cinco horas de idade, o mal já penetrou nele."
É nesse livro que Digory pega uma maçã em Nárnia para ajudar a curar sua mãe. O miolo ele planta em seu quintal e nasce um linda macieira, depois de anos a árvore cai por causa de uma tempestade e acaba virando um lindo guarda-roupa.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
Esse foi o primeiro livro que Lewis escreveu sobre Nárnia, e também o primeiro filme que foi lançando sobre a série onde aparece os personagens mais famosos da série.

Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia vão passar as férias na casa de um tio, (Digory) e no meio de uma brincadeira Lúcia de esconde dentro de um guarda-roupa, e acaba descobrindo Nárnia! Quando ela volta e não se passou tempo algum no nosso mundo seus irmão acham que ela está mentindo, principalmente Edmundo, que chega a ir sozinho depois e acaba encontrando a Feiticeira, que o enfeitiça.
"A Feiticeira Branca é muito odiada no bosque. Foi ela quem encantou as terras de Nárnia, para que aqui seja sempre inverno, e o Natal não chegue nunca."
Quando todos vão para Nárnia encontram o lugar dominado pela Feiticeira Branca, Aslan, o grande leão faz tempo que não é visto por lá. Então está tudo um caos.

Depois de acontecer muita coisa e a Feiticeira começar a perder seus poderes, aparece Papai Noel! E ele entrega as crianças, que se comportaram, os presentes de Natal, esses presentes que ajudam elas na luta derradeira contra a Feiticeira e também aparece nos demais livros. Essa é cena mais fofa do livro.

O Cavalo e seu Menino (1954)
Um dos livros mais engraçado e bonito. Um cavaleiro chega até a casa de um senho e fala que quer comprar o garoto que mora com ele, Shasta. Como o garoto está ouvindo a conversa escondido, descobre que o homem que achou que era seu pai, não é, e que ele vai vende-lo. Então Bri, o cavalo desse cavaleiro, propõe a Shasta que os dois fujam para Nárnia, onde é a terra de Bri. No caminho acabam encontrando A Égua e a sua menina, heheh, Huin e Aravis, que também estão fugindo para Nárnia, assim como Bri, Huin tbm era de Nárnia mas foi roubada de lá e levada para as terras onde os animais não falam. Arvis por sua vez foge para não se casar com alguém de quem não gosta.

Essa história acontece quando os quatro irmãos reinam em Nárnia, e eles dão uma pontinha no livro.
- Criança, estou lhe contando a sua história, não a dela. A ninguém será contada a história do outro. - Aslan
Príncipe Caspiam (1951)
Milhares de ano se passou em Nárnia desde o último livro, muitos animais desaprenderam a falar e os espíritos da natureza adormeceram.

Caspian X é um jovem garoto órfão, legítimo herdeiro, que teve o trono roubado por seu tio e até então regente, quando esse tio tem um filho a vida de Caspiam corre perigo e ele foge para a antiga Nárnia, lá encontra alguns animais falantes e Anões, mas seu tio quer guerra. Para ajuda-lo nessa guerra eles invocam os quatro irmãos, mas eles acabam chegando em um lugar muito longe de onde Caspiam está. Até chegar lá é muita aventura.

Nesse livro Edmundo tenta se redimir pelas muitas coisas feias que aprontou durante o segundo livro. Também tem um plano fundo mais elaborado e descobrimos que mais gente foi até Nárnia.

A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
Sem Pedro e Susana que já estão muito velhos para poder voltar pro outro lado do guarda-roupa. Nesse livro tem apenas Lúcia e Edmundo e um primo chato, Eustáquio. Quando os dois irmãos vão até a casa desse primo acabam entrando dentro de um quadro com um barco e ninguém menos que Caspian X, dessa vez se passou bem menos tempo lá no outro outro mundo.

Caspian aproveitou que seu reino estava em paz e saiu em uma viagem para encontrar sete amigos de seu pai que sumiram assim que seu tio mau assumiu a regência.

Praticamente uma continuação direta do livro anterior, esse livro me lembrou muito contos de espada e magia, isso porque diferente dos outros livros, nesse tem muitas aventuras, a cada ilha que eles passam é praticamente uma historia, pra foi um melhores.

A cadeira de Prata (1953)
Outro livro que é quase uma sequencia do anterior, com Caspian X, mas velhinho.  Seu único filho, Rilian, está perdido e o reino de Nárnia pode ficar sem rei, então Aslan envia Eustáquio e sua amiga Jill, a missão deles é de encontrar o príncipe seguindo as instruções detalhadas do
Leão.
Numa parte do livro é citada uma historia que o narrador fala que é muito boa e nome dela é
O Menino e seu Cavalo, que é justamente o próximo livro que o autor escreve.

Não é um dos meus favoritos mas encerrou muito bem os livros com a saga Caspian e dos irmãos Pevensies.

A Última Batalha  (1956)
O Livro mais triste de todos, e pra mim o menos infantil e trás muita coisa religiosa.

Conta a historia do Último rei de Nárnia que sonhava em poder encontrar Aslan, mas o que ele encontra é um Jumento que influenciado por um Macaco usa uma pele de leão e se faz passar por ele. Esse macaco ferra com tudo e é o fim dessa linda terra.

Fiquei numa bad depois que terminei a saga com esse final.
Pois eu e ele somos tão diferentes, que nenhum serviço que seja vil pode ser prestado a mim, e nada que não seja vil pode ser feito para ele. Portanto, se qualquer homem jurar em nome de Tash e guardar o juramento por amor a sua palavra, na verdade jurou em meu nome, mesmo sem saber, e eu é que o recompensarei. E se algum homem cometer alguma crueldade em meu nome, então, embora tenha pronunciado o nome de Aslam, é a Tash que está servindo, e é Tash quem aceita suas obras. Compreendes isto, filho meu?  
O post ficou grande, assim como o livro, rsrs, mas se for ver o livro é bem pequeno, pois cada livro tem em média umas 110 páginas, e a leitura é super rápida! A maioria dos livros não tem continuação, e todos os livros tem final fechado, então não sei se precisava dessa edição compilada.

Indico pra todo mundo que gosta de fantasia e pra quem tem filhos também, é um ótimo livro pra ler para as crianças =D

15 comentários:

  1. Olá Caroline, tudo bem?

    Eu dei este livro de presente para minha amiga há cerca de uns 4 anos. Paguei bem baratinho, pelo Submarino. E acredita que até hoje ela não o leu? Também, com este tamanho de pequeno tijolo qualquer um acaba se desencantando. Sério. Livros muito grandes assim me broxam, rs.

    Acho que deveria ser lançado um para cada crônica. Mais rápida a leitura, diagramação maior, tudo mais perfeito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Li tem muitos anos. Antes de ser adaptado para o cinema.
    É realmente enorme a edição q saiu aqui kkk
    Boa sua explicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, nossa, finalmente mais uma resenha do livro completo. Amo tanto as cronicas de narnia e não consigo entender como as pessoas falam que nunca conseguiram terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse volume único na estante e desde que comprei fico namorando ele, pq simplesmente amo os filmes, amo tudo e quero muito conhecer os livros, pq sei que vou adorar ainda mais, o universo criado pelo Lewis é tipo... muito foda!... rs... então to me roendo, mas ainda não tive tempo para pegar, com tantos livros de parceria para ler, fica mais corrido, mas esse ano vou diminuir as parcerias e tentar dar vazão ao que tá na estante, então com certeza vou ler As Crônicas de Nárnia ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Interessante encontrar sua resenha, pois li esse livro já tem algum tempo mas sempre bate a saudade de ler novamente toda a história. Fico feliz que você também tenha tido impressões tão positivas, mesmo que a última história seja a que menos me agradou, esse ainda é um dos melhores livros que li na minha vida.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Gente, agora lendo a sua resenha vi que tenho vários motivos para gostar da série. E olha que nunca consegui ver os filmes, sempre cenas de um ou outro. Belo texto! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu sempre fico olhando este livro no Submarino porque ele sempre está muito baratinho, e eu sempre tive curiosidade. É a primeira resenha dele que eu leio e acredito que vá gostar da história.
    Anotei a dica e bela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Carol, tudo bem?

    Amo Nárnia! Esse exemplar é uma ótima opção de presente, por tudo o que você falou, mas principalmente porque aliado à qualidade a gente tem o preço, sempre muito convidativo. Meu exemplar custou em torno de R$12,00!

    Ótima resenha, como sempre,

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gosto muito de fantasia, adorei os filmes já lançados mas tenho que confessar que já tenho o livro volume único a mais de 5 anos e nunca tomei coragem para fazer sua leitura.
    Adorei saber suas impressões sobre cada uma das histórias que podemos encontrar e fiquei curiosa para me aventurar na obra. Espero que este seja o incentivo que precisava!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho essa edição perfeita e ela ta sempre com um preço maravilhoso no Submarino, só não adquiri ainda, pois andei escutando algumas coisas não muito positivas sobre o sub ultimamente, daí fiquei um pouco sem coragem... Mas quero muito sim!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Esse post pra mim foi muito nostálgico e me fez recordar de quando li Nárnia, lá no fim do ensino fundamental. Não me recordo de muita coisa das histórias mas lembro que foi uma série da qual gostei muito e que esse último livro também acabou comigo. Inclusive sempre fico com receio de reler por causa desse fim triste. Eu gosto muito dessa edição mas acredito que ela seja a favorita somente pelo custo benefício, já que ela está sempre em promoção nas lojas online, mas particularmente prefiro as edições que trazem os volumes separados pois em quesito de beleza elas são muito superiores.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu peguei esse livro na biblioteca para ler alguns anos atrás, mas lembro que não cheguei a termina-lo, mas recordo de que gostei das historias que li. Pouco tempo atrás eu cheguei a procurar alguns posts sobre o livro pois uma amiga minha falou sobre o final e parece que tem várias teorias, e isso me deixou curiosa para o ler de novo, e desse vez ele todo rsrs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu nunca li As Crônicas de Narnia, apesar de ter visto os filmes, nunca me interessei pela leitura. Ver suas impressões despertaram minha curiosidade pela história, afinal vejo que me divertiria com os personagens.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Minha irmã recentemente comprou também essa edição compilada e está aqui para eu ler algum dia, mas nunca sei quando hahaahah Nunca assisti aos filmes inteiros mas conheço a história e adorei saber as suas considerações. Acho que devo colocar na minha meta de leitura para esse ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Quero ler esse livro desde que vi os filmes e me apaixonei, mas ainda não tive oportunidade. Adoro os contos reunidos juntos porque pode acontecer com o que houve com você: ler tudo hahaha Ótima resenha e estou já doida querendo.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir