sexta-feira, outubro 27

(Dicas) #43 Uma Peça


Oi pessoal

E aí? Já escolheram uma peça para ler?

Sim entendo que muitas vezes acabamos meio intimidados com nomes como Eurípedes e Sófocles, ou mesmo Shakespeare ou Goethe, parece coisa de gente chique, intelectual, mas a verdade é que o teatro e as peças que esses grandes nomes criaram estão vivas até hoje, então alguma coisa de muito especial essas obras devem contar, e eu como uma grande curiosa tenho muita vontade de conhece-las, e quem sabe aprecia-las.

Mas os anos correm e mais e mais novos dramaturgos nascem e também querem que seus nomes fiquem imortalizados como o dos grandes mestres, alguns já estão conseguindo, ao menos em seus países de origem, como nosso Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Dias Gomes (que é mais conhecido por suas novelas como O Bem Amado e Roque Santeiro), entre muitos outros.



Vamos para as dicas?

Teatro Completo de Nikolai Gogol
Essa dica é mais das antigas, mas pesquisando para trazer dicas interessante me deparei com esse autor que foi uma das bases da literatura do século XIX que traz nomes muito importantes para a Literatura Mundial, então é um nome muito interessante para se conhecer:
Sinopse:
Mestre da paródia, do humor crítico e do nonsense, Nikolai Gógol (1809-1852) ocupa uma posição singular no panorama da literatura mundial. Por um lado, é reconhecidamente o precursor de toda uma linhagem da ficção russa do século XIX que inclui autores tão fundamentais, e diferentes entre si, quanto Dostoiévski e Tchekhov. Por outro, seus textos teatrais estão na origem de algumas das experiências mais criativas do teatro de vanguarda do século XX. Neste sentido, vale observar que a invenção literária genial de O inspetor geral, levada ao palco pela primeira vez em 1836, só iria encontrar o seu perfeito equivalente cênico em 1926, na célebre montagem de V. E. Meyerhold (1874-1940), que trouxe à tona todo o potencial revolucionário da peça.
O presente volume reúne a totalidade da obra teatral de Gógol — que inclui também Os jogadores, O casamento, À saída do teatro e Desenlace de O inspetor geral —, com exceção de quadros fragmentários e inacabados, não incluídos em suas obras completas. A tradução de Arlete Cavaliere, professora da Universidade de São Paulo, e autora também das notas e do estudo introdutório, parte de uma compreensão profunda do universo gogoliano, fruto de anos de convívio com sua poética. Em busca do tom e do espírito do original, o texto em português tira partido da oralidade, dos jogos de linguagem e dos lances inesperados, para recriar em nossa língua esse humor insurgente, afiado e atualíssimo, que fascina leitores em todo o mundo.


A Ratoeira e outras Peças Agatha Christie
Sabem qual é a peça a mais tempo em cartas? É... a Dama do Crime é uma diva mesmo, sem mais.
Sinopse:
Um assassino se diverte com uma cruel brincadeira de gato e rato, como na musiquinha infantil Os Três Ratos Cegos: "Três ratos cegos / vejam como correm..." Na pensão Monkswell Manor, isolados pela nevasca, todos - hóspedes, donos e policiais - estão encurralados, à mercê de um louco perigoso, que fará tudo para vingar um fato ocorrido há muito no passado. É a brincadeira de um homem louco, o que a torna terrivelmente macabra.



Harry Potter E A Criança Amaldiçoada J.K. Rowling
É gente esse livro é uma peça e não um romance, e ele acabou sendo publicado em forma de roteiro o que causou um estranhamento muito grande entre os fãs, mas vale pela curiosidade.
Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. 

Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Medéia de Eurípedes
É claro que vai ter um clássico do teatro grego né? Escolhi Medéia porque ela faz parte de uma das lendas que mais gosto que é Jasão e o Velocino de Ouro, e ela é uma das bruxas da mitologia grega.
Com o poeta Eurípedes a tragédia grega ganhou novos elementos. Eurípedes soube pintar as paixões humanas como nenhum dos dramaturgos gregos anteriores. Em Medéia (431 a.C.), apresentou o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Medéia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega: esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando o conformismo tradicional.
Tomada de fúria terrível, mata os filhos que teve com o marido, para vingar-se dele e automortifica. É uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal. Eurípedes foi o trágico grego que mais influenciou os escritores clássicos.


Querido Mundo e outras peças de Miguel Falabela e Maria Carmem Barbosa
Queria uma peça moderna nacional para indicar para vocês e encontrei essa que é de um nome muito famoso e atual e que transpira teatro, né?
"Discutimos as situações e um dos dois escreve a cena. Depois, o outro lê, diz se concorda e juntamos tudo" (Maria Carmem Barbosa).
Essa declaração define e explica de forma clara e concisa a formidável parceria que estabeleceram no teatro brasileiro recente ela e Miguel Falabella. De fato são inúmeras as colaborações deles, seja em teatro ou em televisão, todas com bastante repercussão e enorme sucesso. Assim está reunida nesse livro a criação mais perene dessa magnífica dupla, pois esse livro faz a diversão e o enriquecimento permanecerem ao alcance de quem viu essas peças em montagem no teatro ou de quem não as viu, mas pode lê-las - ou de quem queira montá-las em novas produções - para ter uma ideia bastante completa e precisa do que Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa já fizeram no teatro.


Sonhos de Uma Noite de Verão Willian Shakespeare
Opa não posso deixar de fora o considerado O Cara, né? Essa peça eu já li, e dando uma caçada aqui na minha mente reparei que quase todas as peças que li do autor foram as comédias, e percebi que não li nenhum dos históricos preciso conhecer um urgente.
Em uma noite de lua crescente, o duende Puck faz mil trapalhadas no bosque. Erra os encantamentos. Bota a cabeça de um asno em um rapaz e faz a rainha das fadas, Titânia, se apaixonar por aquele ser horroroso. Dois namorados estão fugindo, mas Puck faz com que, ao acordar, o rapaz se apaixone por outra. O bosque vira uma confusão. E nessa história aqui contada em prosa e de forma teatral, o grande William Shakespeare fala dos mitos gregos e celtas em forma de uma comédia que faz todo mundo rir.

E aí, conhecem alguma das peças? Já leram alguma que não comentei por aqui? Nos indique uma ;)

8 comentários:

  1. Olá!
    Nunca li peças, mas já anotei as dicas nesse post. É uma meta pessoal expandir meus gêneros em 2018, espero conseguir e ler as tão faladas! Obrigado pelas dicas :)

    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  2. Interessante, todas. Mas eu daria destaque a do Miguel Falabella, grande ator, um cara diferenciado.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho costume de ler peças, mas acho incrível. Gostei bastante de Medéia de Eurípedes. Adorei o tema, bem diferente! Muito ousado

    ResponderExcluir
  4. Só tenho um livro deste tipo e ele é claro e de Shakespeare. Mas gostei bastante. Achei bem interessante o que falou sobre o livro do Harry Potter porque ele é vendido como roteiro e não peça. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, tudo bem?

    É realmente difícil encontrar pessoas que leiam peças hoje em dia, a maioria foge do gênero, pois acha que o mesmo não vá lhe agradar. Já li muitas peças, principalmente as clássicas como as de Shakespeare. Gostei muito das suas dicas de peças mais atuais, não sabia que a rainha do crime tinha um livro no gênero! Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não tenho o costume de ler peças, mas preciso mudar isso logo, pois as que já li foram bem legais e divertidas, experiências muito boas. De todas as que você citou, as que eu mais quero ler são Medéia e Sonhos de Uma Noite de Verão, tenho a impressão de que gostarei mais delas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii! O único que já li foi o roteiro da peça de HP. Mas acho uma leitura muito diferente, talvez seja o motivo de assustar as pessoas.
    Adorei as dicas. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhuma peça, mas das dicas apresentadas duas eu tenho muita vontade de ler, Harry Potter E A Criança Amaldiçoada J.K. Rowling e Sonhos de Uma Noite de Verão Willian Shakespeare

    ResponderExcluir