segunda-feira, outubro 16

(Resenha) #41 A busca Onírica por Kadath

Título: A Busca Onírica por Kadath
Autor: H.P. Lovecraft
Gênero: Horror, aventura
Desafio #41 livro que assuste

Olá pessoal, como vão as leituras nesse mês do horror?
Por três vezes Randolph Carter sonhou com a cidade maravilhosa, e por três vezes perdeu-a enquanto se detinha no alto do terraço que a dominava. Era uma febre dos deuses; uma fanfarra de trombetas sobrenaturais e um clangor de címbalos imorredouros.
Aproveitei que esse desafio calhou em cair em outubro, para retomar minhas leituras do contos do Lovecraft, já li bastante coisa sobre o círculo chamado de Mythos, e quase nada dos contos do círculo onírico, e já adianto que viraram os meus preferidos!


Nesse conto, Randolph Carter, sonha com uma maravilhosa cidade, que resplandece ao por-do sol chamada Kadath, mas sempre acorda antes de poder contempla-la, então ele resolve rezar aos Deuses Antigos pedindo para poder conhece-la, mas e mesmo eles tendo se negado a ajuda-lo Carter desce os setecentos degraus até o Portão do Sono Profundo, em busca da sua cidade dos sonhos. Mas no mundo Onírico ninguém sabe onde se encontra Kadath, apenas há rumores que ela fique em meio a desolação gelada e seja a nova morada dos Deuses Antigos depois que eles abandonaram o monte de Hatheg-Kla.

A grande diferença que senti comparando esse conto com muitos outros do autor, foi que o personagem principal é super destemido, ele não se amedronta muito com as criaturas sobrenaturais e com o clima sinistro de vários lugares por onde ele passa, portanto o clima fica bem mais aventuresco, longe daquele clima onde os personagens vão perdendo a sanidade, característica marcante nos contos dos Mythos, aliás no ciclo onírico poucos contos tem essa pegada também. Muitos dizem que Randolph Carter é um alter-ego do próprio Lovecraft, talvez por isso que não se assuste tanto e que seja um personagem recorrente vários contos.

A Busca Onírica por Kadath é um livro para se conhecer todo mundo dos sonhos criado por Lovecraft, na sua busca ele passa por lugares e conhece pessoas e histórias que são citados em outros contos, o que me fez ter muita vontade de ler todos os contos relacionados.

Existem várias coletâneas com contos reunidos, essa da editora Hedra, além de linda, reúne muitos contos desse ciclo,  que para quem não gosta muito de terror mas quer conhecer a obra, porque são bem mais leves,  mesmo assim cuidado com sua sanidade! Mas se até eu que não sou muito fã de horror gosto por isso indico bastante.

Alguns contos citados são esses:

Celephais (1922): Kuranes, que recebeu esse nome no mundo dos sonhos, não era ninguém no mundo mortal, mas nas terras oníricas um Rei. Em Kadath ele aconselha Carter em sua busca, já que ambos eram sonhadores de longa data, cultivavam uma amizade.

Navio Branco (1919): Um jovem cuidava de um farol, certo dia viu um navio, que flutuava pelas ondas, e o capitão o chamou para que ele acompanhasse a viagem, o sonho do Faroleiro era conhecer a cidade de Sona-Nyl.
“Seja cauteloso com aqueles oceanos perigosos onde os homens dizem se encontrar Cathuria. Em Sona-Nyl não há nem dor nem morte, mas quem pode dizer o que jaz além dos pilares de basalto do Oeste?”
Os Gatos de Ultar (1920): Em Ulthar, um velho casal odiava gatos, e sem dó os matavam, mas depois que um trupe passou pela cidade e o gatinho de um dos viajantes morreu, mais nenhum gato morreu. Em Kadath Carter é amigo dos gatos de Ultar e os gatos o ajudam muito a se livrar de alguns problemas. É um conto um pouco no estilo de Poe.
Dizem que em Ulthar, lá atrás do rio Sakai, ninguém jamais mata um gato; e ao olhar para aquele que ronrona perto do fogo aceso na lareira, sei que é verdade.
Os Outros Deuses (1933): Barzai, o sábio, escala o monte de Hatheg-Kla a fim de contemplar os Deus da Terra, mas no alto do pico, ele também vê os Outro Deuses... Esse conto tem mais a pegada dos contos do Mythos, onde a loucura vai tomando forma e nos contagiando. Esse conto foi escrito depois de Kadath, onde o monte de Hatheg-Kla tem bastante importância.

A Chave de Prata (1926): Nesse conto Carter, é questionado e se questiona sobre seus devaneios, e com essas dúvidas o mundo dos sonhos fica inacessível. A linha do tempo provavelmente se passa depois de Kadath.
O que ele deixou de recordar foi que os efeitos da realidade são igualmente fúteis e infantis, e mesmo mais absurdos, pois seus atores persistem em imaginá-los cheios de significados e finalidade, enquanto o cosmo cego gira sem propósito do nada à existência e desta novamente ao nada.



20 comentários:

  1. Embora esteja com a tag de horror e Halloween, me pareceu (pela sua resenha) que esse conto está mais para aventura... Como esse gênero não é muito a minha praia, não conheço esse autor, mas fiquei interessada. Vou dar uma pesquisada. Obrigada pela dica. :)

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  2. Oiii, não conhecia o autor, com isso não conheço suas obras, mas adorei essa premissa de livro de contos que sitam os outros contos. Parecem ser um mundo super legal, por sua resenha.

    Dica anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas gostei da história. Não tenho muito costume de ler terror, mas acho que aqui temos um pouco de aventura e fantasia também né? Também gostei muito das características do personagem, destemido e corajoso. Obrigada pela indicação, vou procurar saber mais desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Acho super legal contos, confesso que quando comecei a ler seu post eu imaginei que o livro seria daqueles tipo bem assustador, mas até que não é, tem aventura e fantasia, oque é bem legal.
    Amei sua resenha, parabéns.
    beijos blog encrespa

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha ouvido falar nessas orbas e gostei das dicas, pelo visto são bons livros para se ler no mês das bruxas. São ótimas dicas para quem gosta de livros nesse estilo. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia o conto, eu adoro ler esse tipo de narrativa, além disso curto muito histórias de terror, mas senti um pouco de falta do quesito medo nesse conto, embora fiquei curiosa .
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  7. Ouço muito falar sobre o Craft, mas confesso que nunca o li. Não sei se trocaria o meu King por ele kkkk Gostei da resenha, bem direta, é difícil, pelo menos para mim, resenhar contos.
    Gostei do seu blog, é bem interessante, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do Lovecraf, mas gostei da premissa desse conto. Gostei também dele fazer referências a outros.
    Acho que vou gostar porque essa pegada sobrenatural me interessa bastante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sonhos bastantes agitados estes. O autor deve realmente se propor a viagens inacreditáveis e repletas de fantasias para alcançar a narrativa. É um livro para quem realmente gosta de se aventurar neste mundo, meeeesmo, rs. Parabéns pela resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Caroline!!
    Eu não conhecia o autor e nem o livro. Apesar da história parecer interessante não faz muito o meu estilo de leitura. Parabéns pela resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Nunca li nada desse autor e fiquei muito interessada em fazer a leitura, pois curto muito terror e esse livro parece ser muito bem construído nesse ponto.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica, espero gostar!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!

    Nossa eu tenho uma amiga que ela é simplesmente apaixonada por esse autor acredita?
    Confesso que eu não tenho muito contato com esse tipo de livro e na verdade eu tenho pavor desse tipo de história, sim, eu sou medrosa demais.
    Mesmo não sendo o meu tipo de leitura, gostei muito da sua resenha!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esse tipo de história normalmente não me atrai, mas você criou uma resenha tão perfeitinha e tão bem ilustrada que me deixou bem curiosa. E me parece ser bem mais aventura do que terror, como no comentário acima. Não sei se conseguiria ler, mas certamente tentaria por conta desse post. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tudo bom?
    Adoro esse tipo de narrativa, adoro, adoro, adoro, nem acredito que não conhecia esse, porque estou pirando para ler, parece muito bacana.
    Beijinhos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  15. Ola ainda não conhecia esse livro de contos, mas já adorei o protagonista ser destemido, a capa está linda, dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro em específico, mas já ouvi muitos elogios a respeito desse autor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Caroline! Não conhecia o livro e apesar de não ser fã deste gênero, gostei de conhecer um pouco dele e dos contos. Parabéns pela resenha! tenho certeza que muitos leitores vão adorar!
    BJs

    ResponderExcluir
  18. Ola, tudo bem? Caraca! Esse livro me cheirou fantasia! E amo fantasia! Então já amei! Eu realmente quero conhecer o terror/horror dele! Quero muito! E achei muito interessante todos os nomes, lugares citados. Foram realmente invenção do autor?
    Parabéns pela resenha!
    bjus,
    https://ninho-de-gato.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir
  19. Oi, oi! Esse não é o meu gênero literário favorito, mas me pareceu um livro cheio de aventuras também, curti a história!!! Parabéns pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?!?! Nunca li nada de Lovecraft e em gempos de DS anunciando uma publicação dele já começo a repensar essa minha inércia.
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir