quarta-feira, outubro 18

(Halloween Night) Vampiros


Olá Pessoal, se divertindo este mês?

Nosso mascotinho está adorando sua fantasia de Vampiro, e em homenagem a ele hoje vou falar um pouco do Vampiro Literário, que vira e meche se torna modinha em nossos meios.

Vamos lá?
O Vampiro é um dos 'monstros' mais antigos e sedutores da noite e figura nas lendas e imaginário de todo mudo há muito tempo.

Sua descrição não é certa, cada povo o descreve de uma forma diferente, e o que faz desse ser uma categoria em si é o fato de Sugar o Sangue (energia vital) de suas vítimas, o vampiro já existia na tradição oral babilônicas, grega, chinesa, egípcia, e é claro que, uma hora ou outra, esses apavorantes seres começariam a figurar em registros escritos como os encontrados na China em 600 a.C e nas obras O Asno de Ouro e nas Mil e Uma noites.

Mas a imagem mais tradicional que temos do Vampiro vem das culturas eslavas, principalmente dos Bálcãs, onde se encontra a famigerada Transilvâniana. Os Eslavos pré-cristãos acreditavam que quando uma pessoa, que teve uma vida mal-vivida, morria ficava vagando durante vários dias antes de finalmente irem para a vida além, mas se você deixar alguma janela aberta os espíritos cruéis voltavam ao seu corpo reanimando-o, por isso quem achava que seu falecido poderia vir a se tornar um Vampiro conseguia até mesmo permissão para queimar os corpos. Nem mesmo a chegada do cristianismo conseguiu extirpar essa crença tão enraizada deste povo, e assim surgiu os diversos sincretismos como símbolos sacros serem maléficos para a criatura.

Poesia de Goethe
Essas lendas eslavas começaram a ser compiladas no começo do século XVIII e, supostamente, foram essas lendas que tanto inspiraram os autores Ingleses que propagaram o Vampiro no imaginário moderno, mas antes deles Vitor Hugo e Goethe escreveram os primeiros poemas vampíricos modernos.

Mas foi em uma, já famosa, festinha de Lord Byron, de onde surgiu Frankstein, que foi apresentado a primeira prosa literária de Vampiros chamado O Vampiro (oras rsrs) escrito por Jhon Polidori, que diz ter se inspirados em histórias contadas por um paciente que estivera no Leste Europeu, mas seu vampiro era um nobre, bom Vivant, que transita com desenvoltura por elegantes festas da sociedade londrina. Dizem as línguas que Polidori se inspirou em Byron para criar seu sedutor Lord Ruthven. Aliás esse conto foi esboçado por Byron que o abandonou então Polidori resolveu dar continuidade o que rendeu uma desavença entre os dois autores, mas de qualquer forma o livro foi um grande sucesso.

Pouco tempo depois começou a ser publicado em capítulos nas famosas revistinha penny dreadful Varney the Vampire que era tão popular que rendeu 220 capítulos, conta a história de Varney, um Vampiro muito carismático e fanfarrão, mas que muitas vezes questiona sua condição, o que dá uma certa  humanidade ao personagem. A história tem muitas inconstância, na verdade lendo sobre ela me fez pensar em uma proto HQ de Supers XD, inclusive Varney morre e renasce algumas vezes durante a história rss.

Ilustração de Carmila
E por último dos vovôs dos Vampiros temos Carmila de Sheridan Le Fanu, que conta a história de Laura, membro da nobreza Austríaca, que se sente fascinada por uma linda garota chamada Carmila quando esta sofre um acidente na frente de sua residencia, com o tempo Laura vai se sentindo cada vez mais fraca e doente. Carmila é um livro bem curto e simples, Le Fanu não se preocupa em explicar tudinho, mas o livro possui uma aura de mistério e sensualidade quase palpável, gostei muito de ter lido.

E então inspirado em todos essas obras Bram Stoker lança Drácula, o grande clássico imortal dos vampiros, em 1897, misturando as características de doença vampírica contagiosa, sedução, sangue e morte, com as lendas clássicas do Leste europeu, onde ele se apodera de uma figura real do Conde Vlad Teps. A obra foi tão bem sucedida que as características descritas pelo autor se fundiram ao ser fantástico original, tanto que até hoje quando pensamos em Vampiro nos vem a mente a figura aristocrática, sedutora, uma mistura de prazer e dor, um ser humano com uma aura sobrenatural, mas podemos vencer essa criatura.

O romance é escrito em formato Epistolar (em formato de Cartas) escritas pelos protagonistas do Livro. Começamos com Jonathan Harker, um advogado inglês recém-formado, visitando o Conde Drácula nas montanhas dos Cárpatos, na fronteira entre a Transilvânia, Bucovina e Moldávia, para prestar apoio jurídico para uma transação imobiliária em Londres. Primeiramente atraído pelos bons modos de Drácula, Harker logo percebe que é prisioneiro ali. Depois, em forma de diários, temos a narrativa de Mina em Londres, e das coisas entranhas que passam a acontecer com sua amiga Lucy, e mais tarde com os arredores de Londres, e por causa desses fatos um grande caçador de Vampiros é chamado para resolver esse problema o famoso Van Helsing.

O livro é um romance, e mesmo tendo um ar sombrio de mistério e muito suspense, em especial nas passagens da Transilvana, o livro não traz elementos de terror. Li esse livro já faz bastante tempo, e estou com muita vontade de reler.

Chegamos assim ao Vampiro Contemporâneo, onde temos de tudo, desde o vampiro 'científico' de Eu Sou a Lenda de Richard Matheson que explica o vampiro por meio de uma epidemia, publicado 1954 é uma espécie de precursor do "Apocalipse Zumbi" Também temos vampiros adaptados para crianças, vampiros espaciais na ficção científica, e os famosos vampiros brilhantes de Crepúsculo, o livro que trouxe  novamente o Vampiro a luz, trazendo com eles uma nova geração de livros de vampiros com foco nos romances YA e New Adult, passando pelo erótico, em sua maioria com foco no público feminino.

Mas calma estou me adiantando, na década de 70, uma onda de Vampiros escritos por Anne Rice Marilyn Ross que acrescentara a figura do Vampiro a faceta do Herói Trágico poético, que de certa forma toma para si a missão de proteger o ser humano enquanto se esconde nas trevas, enquanto e envereda em questões existenciais, éticos e morais, sobre o que eles são e fazem para existir.

The Strain
Mais recentemente temos um certo resgate a figura mais clássica do Vampiro com o livro Sueco Deixa Ela Entrar de John Ajvide Lindqvist, que sai a figura elegante e sensual dos vampiros substituído por uma criança quase que selvagem, os elementos modernos pesam no Bullying que o personagem principal sofre e as pequenas falcatruas e prazeres que ele tem o que o torna uma presa para nossa Vampira. Outra nova estética, que busca mais a origem do vampiro lá nos primórdios das lendas eslavas e demais países que possuem o Vampiro em seus folclores é a Série Noturnos de Chuck Hogan e Guilhermo Del Toro, que foi adaptada para TV e já tem resenha aqui no Blog chamada The Strain.

O Vampiro já é parte do imaginário mundial, temos filmes, livros, gibis, hqs, mangás, RPGs, para os mais variados gostos, estilos, para os mais diversos públicos e de qualidades mil, não é porque Drácula é ótimos que tudo de vampiro é ótimo, especialmente porque quando algo se torna 'moda' existe todo tipo de oportunismo e separar o joio do trigo é importante, então ler algo de vampiro e não gostar não significa que todo vampiro é ruim, as vezes você não descobriu seu Vampiro.

Ahh só para concluir, existe vampiros, sim, mas ao invés de sugar seu sangue, ele suga sua energia, então se você conhece alguém cuja a única coisa que ele faz é te criticar e te jogar para baixo, tome cuidado, não vou me alongar neste assunto porque o post já está enorme, mas se vocês quiserem mais para frente volto no assunto.

E aí pessoal, já leram livros de Vampiro? Tem vontade? Qual é seu favorito? Conte para a gente aí nos comentários. Aproveite dá uma conferida no nosso especial Crônicas Vampirescas!

Fontes pesquisadas: Wikipedia,  Gaveta de Bagunça

18 comentários:

  1. Oi Daniele, adorei saber um pouco mais sobre os vampiros. Confesso que ainda não li nenhum livro sobre eles, ou se li não me recordo. Mas já assisti o filme Deixa ela entrar na versão sueca, muito bom! Vampiros mexem com nosso imaginário mesmo. Me pego perguntando: será que eles foram reais algum dia?

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá....
    Que post maravilhoso!
    Eu amoooo vampiros, sei que muita gente tem preconceito com eles, mas, eu amo demais! Já li vários dos mencionados no post e sou completamente fã deles... Hoje em dia ando lendo muito pouco sobre esses seres, o último livro que li foi Time Humanos... Dá uma olhada na minha resenha dele:

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/2017/09/resenha-104-time-humanos.html

    ResponderExcluir
  3. Nossa que post maravilhoso. Adoro livros de vampiros e adorei conhecer um pouco mais sobre eles e suas origens. Não sabia que existiam desde antes de Cristo.
    Parabéns pela postagem

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Realmente o tema vampiresco pode render muito assunto hein! Nunca li nenhum livro desse universo, mas sem dúvida é uma boa sugestão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Caramba que post mais legal, eu ja li a saga Crepusculo, li tambem a Rainha dos condenados da Anne Rice. Adimito que gosto mais do vapiro da Anne. Seu post ficou muito bom e cheio de curiodidade.
    Muito legal, Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniele.

    Adorei sua postagem. Eu adoro vampiros e confesso que ando deixando eles de lado na literatura um pouquinho e preciso mudar isso. O único que você mencionou e ainda não assisti o filme e nem li o livro é Eu sou a Lenda. Meus vampriros favoritos na literatura são Drácula de Bram Stoker, Os Sete de André Vianco, os vampiros da IAN da J.R.Ward e nos filmes são vários. Os três filme Blade é maravilhoso. Parabéns pela postagem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro tudo isso relacionado ao vampirismo kkkk, livros, series, filmes, vejo tudo que consigo, amei a seria The Vampire Diaries e a saga crepúsculo, Blade e muitas outras que aparecem de vez em quando. Otimmo post e ja vou anotar aqui o que não vi ou li pra ver depois.

    ResponderExcluir
  8. Olá, primeiramente que post maravilhoso! Parabéns eu gostei de verdade!
    Eu amo essas coisas de Vampiro, tudo de tem vampiro eu gosto pra caramba e esse seu post tá muito amorzinho macabro! (pode voltar com mais post assim)
    Beijos da May :)
    Fique a vontade = Minha Pequena Coleção
    Ps: Seguindo o blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, tudo bem?

    Primeiramente, devo parabeniza-la por este post maravilhoso, imagino o trabalho que deu juntar todas essas informações em um post super completo, talvez o mais completo de vampiro que já tenha lido. Confesso que sou bem receosa com esses seres, pois ultimamente as pessoas o tem banalizado tanto, que eles perderam aquela essência. Os únicos livros de vampiros que li foi Crepúsculo e agora comecei a série House of Night (que adorei, por sinal). Filmes e séries já assisti muitas e algumas me incomodaram bastante... Belo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto. Gostei de toda essa descrição realizado sobre os vampiros e do quanto eles ainda estão presentes tanto nas obras literárias quanto nos filmes e séries. Uma abordagem bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Oii tudo bem??

    Muito legal sua postagem, eu só conhecia o vampiro a partir do oracula, é muito interessante saber que é muito mais antigo que isso, e que existem muitas outras histórias.
    Após a moda YA, o vampiro se tornou uma criatura fascinante e desejada pelas mulheres. E adoraria que existissem (não os q foram citados por ultimo, mas o tradicional de sugar sangue mesmo).
    Adorei o Post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Gostei muito do post e de toda a explicação de ser que nos encanta e nos amedronta. Já li muitos livros de vampiros, hoje em dia não me interesso mais pelo tema.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tudo bom?
    NOssa que mês maravilhoso né?!
    Então eu adoro a comunidade vamp, sempre tive uma quedinha por livros, filmes e séries com eles, amei saber um pouco mais.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Primeiramente AMOOOO HALLOWEEN, melhor mês do ano é Outubro <3 E sobre esses lindos e maravilhosos seres da Noite, amo-os também, foram os primeiros personagens que tomei conhecimento e desde lá amo demais qualquer coisa que envolva vampiros, preciso voltar a ler livros com eles no meio *--*

    BJss

    ResponderExcluir
  15. Sou suspeita para falar porque adoro vampiros. Desde que me entendo por gente leio e vejo filmes e séries sobre eles. E adoro a criatividade dos autores com suas adaptações, mudanças e teorias mil. Então sou bem curiosa com essa lenda e gosto da diversidade, não sou radical.
    Parabéns pela postagem, ela ficou bem interessante e passou pelos principais pontos da história e produção vampiresca.

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dani! Não sou muito de ler livros sobre vampiros, mas fiquei encantada com seu post, cheio de informações que eu não imaginava! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post! Achei incrível você trazer tantas coisas da história literária sobre vampiros, algumas coisas eu realmente não conhecia e adorei!
    Parabéns pelo seu post, achei ótimo! :)
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, tudo bem? Confesso que não sou muito fa de histórias com vampiros, não mais. Eu era viciada, gostava dos mais "tradicionais" e até mesmo os mais adaptados como de TVD e Twi, mas hoje em dia não me chama atenção nada relacionado a data. Mas sempre que Blade está passando na tv, paro para assistir. Adorei o post, bjs

    ResponderExcluir