quarta-feira, outubro 25

(HQ) Eu Sou A Lenda

Título: Eu Sou a Lenda
Autor: Richard Matheson
Adaptação: Steve Niles
Arte: Elman Brown
Gênero: fantasia, horror, ficção científica, drama


"Robert Neville é o último da sua raça e, aparentemente, o único humano sobrevivente num mundo infestado por vampiros.
Neville reina durante o dia, quando ele pode caçar impunemente. Mas os vampiros dominam a noite, quando Neville precisa ficar entrincheirado na sua casa, protegido por alhos e espelhos.
No entanto, por quanto tempo um único homem conseguirá resistir, quando todos os seres sobre a Terra querem o seu sangue? E qual será o preço que ele deve pagar por sua sobrevivência?
Recentemente levado às telas de cinema numa superprodução estrelada por Will Smith, Eu Sou a Lenda, o clássico conto de ficção científica e horror de Richard Matheson, está de volta na forma de uma aterrorizante adaptação em quadrinhos escrita por Steve Niles (de 30 Dias de Noite) e ilustrada por Elman Brown.


Eu Sou a Lenda, é claramente uma história sobre vampiros, mas ao contrário do clima sobrenatural do livro do Bram Stoker, Richard Matheson analisa de foma mais analítica por que os vampiros tem medo de cruz (isso funciona para o católicos mas e as outras religiões?) o alho, espelho, água-corrente, estaca no coração, etc. E se tiver uma explicação cientifica para cada coisa, inclusive um explicação para se ser um vampiro? Pronto temos uma ficção científica sobre clichês de livros de vampiros.
“A força de um vampiro está em ninguém acreditar que ele existe.”
Mas esse livro não busca fazer uma sátira, sobre o gênero, muito pelo contrário, o enfoque é outro, o personagem principal, Neville é o último homem sobre a Terra, e no livro vai se construindo aos poucos todo drama que ele passa por falta da mulher, da filha, de uma companhia. Engraçado que esse também é um drama vampírico, já que eles vivem por muitos anos, é como se eles estivessem sempre só no mundo. 

Eu Sou a Lenda, até é uma história de vampiros, mas também é claramente uma história de zumbis, impossível não relacionar,  já que a temática do livro lembra muito um livro de sobrevivência em uma invasão zumbi, isso porque esse livro que foi o percursor do gênero e isso que fez dele o clássico que é! 
"Todos esses livros", ele pensou, "o resíduo do intelecto do planeta, as migalhas de mentes fúteis, as sobras, a miscelânea de artefatos que não conseuiu impedir a destruição da humanidade..."

Sobre a adaptação, do quadrinho ficou bem fiel ao original, é praticamente um livro ilustrado, os quados tem muito textos, e muitos deles são transcrições integrais do livro. Já a arte é muito bem trabalhada, toda em preto e branco com hachuras, e a narrativa flui bem apesar do excesso de texto.
O filme, na minha opinião é muito legal, gosto muito, mas ele é bem diferente da obra original, talvez puxe mais pra zumbi.

E aí já leram o livro, a HQ ou assistiram ao filme? O que acharam? É legal quando a gente lê algo que contribuiu pra criação de novos gêneros, é a história real acontecendo <3

7 comentários:

  1. Nunca li nem assisti esse, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ? Ainda não li e nem assisti , mais achei a temática bem atrativa ,
    quero ler e assistir . Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti ao filme várias vezes, não sabia que existia um livro. Adorei saber!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline!!
    Eu já vi o filme várias vezes, pois o meu marido adora. Eu acho a temática bem interessante. Eu só não sabia que tinha vindo de HQ!!
    Parabéns pela resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Carambaaaaa ! Amei a resenha ! Adoro muito muito livros que fogem da realidade !
    Já tinha ouvido falar desse mas nunca havia lido uma resenha, vou procurar pra ler !
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. gostei muito da premissa do livro apesar de não ser meu genero, to com um projeto de ler algo que saia completamente da minha zona de conforto e acho que esse livro seria ideal.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem a mistura de elementos do que mais me chama atenção nos livros, um livro com uma história bem original e interessante.

    ResponderExcluir