segunda-feira, outubro 23

(Revelação) #43 Uma Peça


Olá galerinha

Nosso desafio de hoje é bem legal, vamos ler uma Peça, sim vamos desenterrar aquele Shakespeare, aquele Sófocles, aquele Ariano Suasuna, esse pessoal que todo mundo conhece mas pouca gente realmente leu.



Nossa Dani só gente velha, temos vários dramaturgos modernos também, mas isso vai ficar para as dicas.

Dani escolheu:
Salomé, de Oscar Wilde
Sempre quis ler algo de Oscar Wilde, pelo poco que conheci de sua história, que foi bem conturbada, quando eu vi que tinha esse tema, eu resolvi encaixar esse livro porque ele é citado como inspiração de um livro que achei bem bacana, O Rei de Amarelo, e olha só acabou calhando de ser Oscar Wilde.

Sinopse: Nos diversos gêneros que abordou, Wilde criou obras inesquecíveis. "Salomé" (1892) é um drama poético de densa intensidade lírica. É a apresentação artística de um relato do Novo Testamento, filtrado através da genialidade de Wilde: toda a sensualidade do paganismo bate e soluça contra o coração ascético da cristandade primitiva. A voluptuosa e bela dançarina da dança dos sete véus apaixona-se por João Batista, o profeta. Mas todos os seus artifícios são impotentes contra o homem de fé. O drama foi escrito em francês, em 1892, para ser representado por Sarah Bernhardt, em Paris. Um ano depois foi traduzido para o inglês, com as famosas ilustrações de Aubrey Beardsley. Oscar Wilde realizou em "Salomé" um dos trabalhos mais característicos de sua personalidade humana e literária.

Carol escolheu:
O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
Gente eu adoro o filme baseado nessa peça, é uma obra inspiradora e divertida, não me canso de assistir, agora é ora de ler =)

Sinopse: O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

Esses tipos tipos de desafios são fantásticos por esses motivos, te fazer ler algo que dificilmente pegaria.

24 comentários:

  1. Adoro a escrita do Oscar Wilde, mas ainda não li Salomé... Agora, O Auto da Compadecida, com certeza foi um dos melhores livros que eu já li! Boa leitura!

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  2. Nossa, O Auto é uma peça MARAVILHOSA!!!
    Acabei de Ler Rei Lear de Shakespeare e achei legalzinho, mas Oscar Wilde eu nunca li!
    Parabéns pelo post!!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    Http://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Também adoro a adaptação de o alto da compadecida, mas nunca passou
    pela minha cabeça ler o livro.
    Acho uma boa esses desafios de ir a procura de algo pra sair da zona de conforto. Vou tentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu nunca li nenhum dos dois livros, e eu não gosto da adaptação do auto da comparecido e acho que não tem como eu gostaria do livro, e Salomé, não acho que conseguiria ler. Mais são boas dicas para quem gosta

    ResponderExcluir
  5. Salomé, de Oscar Wilde, eu nunca tinha ouvido falar. É triste como conhecemos pouco desde grande autor (só li o Retrato de Dorian e o Fantasma de Canterville). Já o Auto eu adoro. Tenho certeza que esse desafio vai ser um prazer para as duas!

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Não sou de ler peças, mas conhecia a segunda citada do post, não a li, mas assisti ao filme e amo demais ele, um dos poucos brasileiros que gosto, irei procurar para realizar a leitura da obra com certeza!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. OIieee

    Também nunca li nada do Oscar Wilde. O Auto da Compadecida vi a adaptação, história ótima, mas ainda não tive a oportunidade de ler a história para comparar.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani
    Até hoje, que eu me recorde, só li uma peça e de Shakespeare.
    Conhece o Auto da compadecida, mas fiquei curiosa por Salomé.

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas! Nunca li uma peça, é sério! Gostei bastante do post e das dicas, O auto da compadecida só assisti ao filme, ficarei aguardando as resenhas, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas.

    Dos dois livros mencionados eu conheço apenas O Auto da Compadecida e também adoro o filme baseado nessa peça. Vou adicionar na lista de desejados por que realmente é uma obra inspiradora e divertida. É uma ótima dica para ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?! Salomé já inspirou musicais e até novela da globo nos anos 90... ou seria final do 80... não lembro bem, gosto da história.
    O auto da Compadecida é um clássico por assim dizer, aqui no Rio estava no Teatro da Cultura, uma nova adaptação da mesma. O filme também não foi ruim, mas não li o livro de fato. Me pergunto que detalhe pode ter ficado de fora e que despertaria meu interesse. Quem sabe não coloque ele como uma das minhas metas de 2018.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por participar do desafio e pelas ótimas leituras, dicas de livros (peças) nacionais e internacionais.
    Tive o prazer de conhecer o Ariano Suassuna, ele era uma figura sem igual. Moro em Recife e ele fez uma palestra no colégio onde estudei e anos depois o reencontrei no aeroporto, onde trabalhava na época. Li alguns de seus livros e ele é sempre tão marcante e crítico. Uma pena que seus livros são tão caro, mas pretendo comprá-los um dia.
    Ainda não li nada do Oscar Wilde, mas vi o filme 'O Retrato de Dorian Gray' e gostei muito, apesar de ter uns momentos bem impactantes.
    Parabéns pelas leituras e dica.

    ResponderExcluir
  13. Oieeee, que maravilha de desafio, adoro ler peças, curto bastante Nelson Rodrigues e a última que li foi Uma noite me casa de Amália.

    ResponderExcluir
  14. Oiee, achei muito legal as indicações, já li algumas peças bem clássicas e gostei bastante, ainda não lc essas que indicou mas espero ler em breve, obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente parabéns por citar Ariano Suassuna, o pessoal parece que esqueceu dele, na verdade muita gente nem sabe que O Alto da Compadecida é originalmente uma peça, depois um livro e só depois disso um filme.
    Bom, de peça eu já li O Alto e O Pagador de Promessas e so. Eu tenho Romeu e Julieta aqui mais só li alguns trechos, to devendo desse estilo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Daniele!
    Esse desafios são bem legais para nos motivar a fugir da nossa zona de conforto. Não leio peças, ainda não tive essa oportunidade de conferir o estilo, também não sei se me agradaria. Mas, gostei de sua iniciativa e desejo uma boa leitura para vocês!

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!!
    Nossa, que ideia legal... um desafio bem interessante e totalmente fora da nossa zona de conforto.
    Nunca li nada do Oscar Wilde, mas já li o Auto da Compadecida e adorei!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia Salomé, mas achei a premissa dele mito interessante e fiquei muito curiosa para fazer a leitura. Sobre O Auto da Compadecida, li enquanto estava na escola e lembro que não curti, mas é aquele negócio, né? Foi obrigatório.
    Boas leituras.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  19. Adoro o Auto da Compadecida! Adorei a escolha de Salomé também, mesmo não tendo lido ainda!

    ResponderExcluir
  20. Oi! Que desafio bacana! Adorei as peças escolhidas e não só li O Auto da Compadecida como encenei com meus colegas da faculdade *-*
    Li poucas obras do gênero, alguns do Shakespeare, mas meu favorito até agora é O Santo e a Porca, do Ariano.
    Vou anotar a dica da Salomé, que não conhecia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ola muito interessante os desafios, ainda não li nenhum do dois livros, e confesso que a peça Salomé eu assistiria com muito gosto. Adorei a postagem. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca li nenhum dos dois livros, e eu não gosto da adaptação do auto da comparecido.
    Ainda não conhecia Salomé, mas achei a premissa dele mito interessante e fiquei muito curiosa para fazer a leitura. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Daniele! Gostei das escolhas! Muitas obras que são consideradas "antigas" podem surpreender bastante por seus temas tão atuais. O que vocês têm achado das peças?
    Voltarei para conferir!

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Também amo o filme o Auto da Compadecida por tenho ENORMES vontades de ler o livro, mas confesso que por ser uma peça ainda tenho meus receios. Mas como você disse que são algo fantásticos, tentar sempre não custa né?! Espero conseguir realizar em breve. Adorei as dicas, e a outra não conhecia, por isso vou procurar saber mais.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir