quarta-feira, outubro 10

(HQ) Opus

Título: Opus
Autor: Satoshi Kon
Gênero: Ficção, fantasia
Editora: Panini


Sinopse: Um autor de mangá vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando um de seus personagens se rebela e o faz entrar na ficção recheada de perigos que ele mesmo criou!

Ao entrar no mundo de “Resonance”, o autor descobre que a sua criação está em risco! O “máscara” continua à espreita em busca de mais poder, e todos entrarão em uma espiral de lembranças e viagens no tempo para tentar salvar o mangá!


É comum ouvir artistas e escritores dizerem que seus personagens agindo sozinho durante a trama com se eles tivessem ganhado vida, e é realmente isso que acaba acontecendo nesse mangá. Com prazo curtíssimo para entregar as páginas semanais, e sem assistentes, o autor é obrigado a virar noites desenhando, e depois de finalmente terminar a última folha que finaliza o arco com a morte dupla de mocinho e vilão, o mocinho abre um ponte entre o mangá e autor e rouba literalmente a cena de sua morte. O autor acaba entrando também em seu mundo e lá é chamado de Deus.

Nesse mundo chamado Resonance ele além ter que encontrar seu personagem que se rebelou, vai ter de enfrentar os vários desafios de seu próprio enredo. Em Resonance existe um vilão cruel e líder de uma seita, chamado "Máscara" e Satoko uma jovem com poderes telepáticos, quando pequena ela sofreu várias perdas de pessoas queridas e hoje quer derrotá-lo.

Quando Satoko encontra o autor e o questiona sobre tudo o que ela sofreu e ele responde que precisava criar uma trama interessante, Opus vai ganhando vida, as sacadas sobre os buracos deixados na história, sobre os cenários desenhados com e sem detalhes, as referências que o autor usou para criar seus personagens e mostra todo o brilhantismo de Satoshi Kon.

A edição da Panini lançou dois encadernados, e mentaram as páginas colorinas no primeiro volume, e no último volume foi publicado um capitulo final que foi encontrado depois de sua morte, apenas no esboço, aprofundando ainda mais seu universo de metaficção.

Satoshi Kon é mais conhecido pelos seus longas animados como Paprika que inspirou o filme Inception e Perfect Blue que inspirou o filme Cisne Negro, outras de suas obras como o anime Agent Paranoia também aborda esse estilo surreal, metalinguístico e contemporâneo, sua carreira foi bem prolixa mas infelizmente devido a um câncer de pâncreas morreu com apenas 47 anos.

7 comentários:

  1. Caramba, que sacada a dessa estória!! Fazer o autor entrar na própria criação e entrar em conflito com o personagem criado por ele mesmo foi genial. Parece vem instigante!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Chamo-me logo atenção de cara por se uma mangá ao ler a sinopse fiquei impressionado e curioso para lê o mais rápido o possível

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Estou impressionada com essa história. Não conhecia o autor e nem a história, mas parece ser ótima mesmo, tipo o autor vai sofrer o que ele mesmo criou para seus personagens. rsrs
    Adorei muito, parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa história, acho a ideia de um autor entrando na sua própria criação bem interessante e fiquei curiosa.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Que interessante não sabia dessas obras do autor que foram inspirada em Inception e Cisne Negro e gostei bastante do enredo de Opus.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adorei essa história, me lembrou muito Coração de Tinta, já quero ler! haha

    Abraços, Leonardo do Porão Literário
    http://oporaoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia essa HQ e de cara fiquei interessado pela premissa, também achei interessante que as obras do autor inspiraram o surgimento de filmes grandiosos como Inception e Cisne Negro. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir