segunda-feira, outubro 15

(Resenha) #52/3 - A luneta Âmbar


Título: A Luneta Âmbar
Série: Fronteiras do universo (3)
Autor: Philip Pullman
Gênero: Fantasia
Editora: Suma das Letras 
#52 Uma Trilogia

Nos encaminhamos para o último livro da Trilogia, se estiver perdido já tem resenha do A Bússola de Ouro e da Faca Sutil aqui no blog.



Mas resumindo os acontecimentos até agora temos, Lyra uma menina que vive em um mundo onde todos possuem um Deamon, um animal que faz parte intrínseca de cada ser humano, certa ocasião escuta seu tio, Lord Asriel, falando sobre um pó misterioso que os mais religiosos afirmam ser a forma do pecado original e sobre uma cidade que poderia ser vista através da Aurora Boreal, viajando até essa cidade de outro mundo ela encontra Will e a Dr. Malone e descobrem mais a respeito desse pó, ou a Matéria Escura (nome original da série em inglês). Em paralelo a isso temos um grande batalha entre os rebeldes contra a Autoridade e Metatron.

Nesse volume os acontecimentos foram mais frenéticos que no anterior, e com um clima meio de apocalipse mais presente, dá para perceber o madurecimento da Lyra e como o amor já vai influenciando seu modo de agir.

Existem muitas comparações com As Crônicas de Nárnia, mas enquanto CS Lewis tem um versão bem religiosa onde ele recria o Gêneses, em um capítulos mais lindos que já li, Pullman que é um ateu militante, critica abertamente a igreja católica. Apesar de haver muitas metáforas de como a igreja manipula nossas vidas, pelo ponto de vista das crianças pra mim os dois lados eram terríveis.

Na verdade não consegui simpatizar com nenhum dos dois lados, porque parecia não havia uma pessoa boa sequer na igreja, talvez pelo grande aversão do autor não fosse capaz capaz de acreditar que existem pessoas boas boas e ruim em todos os lados sem falar que eles mal apareciam na trama, já o lado dos rebeldes simpatizei menos ainda já que a maioria eram todos traidores.

Até gostei do primeiro volume, mas os dois seguintes pra mim deixaram a desejar.

Vocês já leram, os livros gostaram?

11 comentários:

  1. Gosto muito de livros de fantasia e esse livro é bastante interessante tem uma história bem fluída,gostei muito da personagem da Lyra, ainda não li os livros mais os livros me deixou bastante curiosa bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá ☺ apesar de não identificar-me muito com livros de fantasia o seu artigo está um must ☺ Ler fantasia além de não conseguir concentrar-me, acabo por não entender grande parte do que leio.

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, pena que o filme não conte nem metade da história presente na obra. Adoro fantasia, acho que foi por isso que gostei tanto assim, mas não foi só por isso, a história em sia é muito boa mesmo. Recomendo para todos!!!

    ResponderExcluir
  4. OI Caroline, tudo bem?

    Uma pena que os dois últimos livros da trilogia deixaram a desejar, isto é algo que me incomoda em trilogias, pois sempre espero que melhorem. Pelo que você narrou dos dois lados, também não me simpatizei com nenhum. Como você bem colocou, creio que os pensamentos do autor influenciam isto. Parabéns pela resenha, gostei bastante da sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É muito decepcionante quando um livro não nos agrada, lamento que os dois últimos livros da sequência não atingiram suas expectativas. Acho que o que atrapalhou foi a prevalência de apenas a visão negativa do autor no que toca à religião.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem com vcs?! Não li os livros, apenas vi o filme que por sinal, fiquei esperando a continuação =/ Creio que o livro deva ser muito melhor que pelo que li na resenha do primeiro que vc fez. Uma pena pois pelo que vc falou desse último parece que td vai mt corrido e automático, com clichês =/ mas vou ver se coloco eles na fila de leitura, livros de fantasia fazem bem a nossa imaginação. Beijos beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cara, acho que a BBC vai fazer série desses livros e eu num li nem o primeiro ainda kkkk mas não li por falta de vergonha de cara mesmo, porque ele já foi até escolhido como livro do mês de um dos grupos de leitura coletiva que eu participo.

    Eu vou ler, real.

    Tua resenha ficou sensacional, adorei, super bem feita!! Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  8. Cara, acho que a BBC vai fazer série desses livros e eu num li nem o primeiro ainda kkkk mas não li por falta de vergonha de cara mesmo, porque ele já foi até escolhido como livro do mês de um dos grupos de leitura coletiva que eu participo.

    Eu vou ler, real.

    Tua resenha ficou sensacional, adorei, super bem feita!! Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  9. olá!
    Assisti o filme A Bussola de Ouro, mas não cheguei a ler o livro.
    Fiquei um pouco decepcionada ao ler que os outros livros da trilogia não são tão bons. =(
    Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    É muito ruim quando começamos a ler uma série que tem tudo pra ser maravilhosa e acaba não atendendo às nossas expectativas né?
    Eu já ouvi falar dessa série, mas nunca senti vontade de ler. Eu gosto mais de filmes desse tipo do que livros.
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oii!!
    Livros de fantasia não são os meus preferidos mas eu gosto do gênero.
    Poxa, é uma pena que apesar do primeiro volume ter te conquistado, os outros dois não.
    Acho muito ruim quando alguma história se encerra com o final ruim. =/

    ResponderExcluir