segunda-feira, outubro 8

(Resenha) 52/3 Emperor of Thorns

Título: Emperor of Thorns
Série: Trilogia dos Espinhos
Autor: Mark Lawrence
Gênero: Dark Fantasy / Fantasia
Editora: DarkSide
Desafio #52 Trilogia 



Para quem não leu as primeiras resenhas elas estão aqui e aqui, e aí como seras que foi o encerramento dessa trilogia, ou melhor como foi o fim desse personagem tão detestável que é o Jorg?
O livro começa algum tempo depois dos acontecimentos do livro anterior, e Jorg está a dias de se tornar papai, ele está se encaminhando para a reunião da Centena (um grupo formado pelos governantes de cada uma dos Cem reinos que compõem a região onde a trama se desenrola) para tentarem, mais uma vez, escolher o Imperador, que governar acima dos outros reis, mas Jorg não é um cara de muitos amigos, muito pelo contrário, e agora ele tem um filho para proteger.

Paralelo a isso vemos as aventuras de Jorg antes de chegar a esse momento (do mesmo jeito que aconteceu nos outros livros, esse aqui também é entrelaçado em cenas do passado e do presente) onde ficamos sabendo de mais acontecimentos do passado desse mundo, da época em que a terra foi organizada por um povo tecnológico (o nosso povo?) e que foi dizimado por uma guerra nuclear, e das viagens de Jorg em busca de aliados, afinal ele está precisando rsrsrs.

Mais uma vez preciso dizer que amo de paixão esse mundo criado por Mark Lawrence, ele é uma mistura do místico com a tecnologia, onde tudo se mistura e funde a ponto de eu não saber o que pode ser ciência ou magia, fiquei apaixonada pelos Matemágicos, e sua cidade no deserto de Afrique, as terras do avô de Jorg também são incríveis,  também gosto demais dos Jurados e das organizações como a Centena. Em fim, o Mundo criado pelo autor é o ponto Alto do livro.

Os personagens coadjuvantes continuam muito interessantes e ajudam a dar o clima do livro, temos inclusive um capitulo narrado pela Chella, uma das vilãs da série, uma necromante (ou melhor Jurada da Morte) que vem sendo uma pedra no sapato d Jorg desde o primeiro livro, aliás acho que o Jorg é que é uma pedra no sapato dela XD, o Makin que deu uma sumida, fazer o que, esse livro tinha muita gente para aparecer.

O Jorg, no final, continuou sendo o mesmo cara inconsequente do primeiro livro, ele evolui bastante, mas como ele mesmo diz, tem coisas que não muda. Ainda acho que algumas resoluções são pouco elaboradas, mas o autor evoluiu muito e teve sim resoluções muito bem sacadas como a que aconteceu lá no deserto por exemplo, e o final mesmo também foi muito bom, mesmo eu tendo sacado o mistério do grande vilão antes da hora. Também achei algumas cenas bem fortes, até mesmo para mim que tenho costume de ler essas coisas, acho que estou ficando velha, mas tem umas cenas que chocam.

Eu só queria ter entendido um pouco melhor do que lance envolvendo a morte e não-morte, parece que tem uma coisa quântica e tals, mais acabei ficando confusa, ms quem sabe lendo a nova trilogia do autor, que acontece no mesmo mundo ele não volta no tema.

Bom gente, gostei muito de ler essa história, ela possui altos e baixos, como todas as histórias muito longas, mas é uma história para quem gosta de fantasias a lá Game of Thrones, não que se pareçam, mas pela brutalidade do mundo e das pessoas que habitam, não é diferente da vida real, mas aqui o livro mostra o que nós preferimos virar a cara para não ver. Recomendo os livros para quem gosta de fantasias adultas, e para os corajosos.

9 comentários:

  1. Oi Dani, tudo bem?

    A fantasia é um dos meus gêneros favoritos, então de cara já fiquei bem curiosa por essa trilogia. Essa mistura de tecnologia com o místico é algo que desperta minha atenção, pois é diferente. Também adoro livros com personagens secundários bem desenvolvidos. E os altos e baixos, como você bem citou, fazem parte de qualquer história. Mesmo assim, quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro fantasias e tenho essa trilogia na minha estante me aguardando para ser lida. Espero ano que vem poder realizar a mesma. E sua resenha só me aguçou mais a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito fã do estilo fantasia, mas essa pegada mais adulta e a conexão com o mundo real me chamaram a atenção, poderia sim ler essa saga.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho essa trilogia em uma edição linda da Darkside e mal posso esperar para devorar ela!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o gênero fantasia seja meu favorito, pois sempre procuro uma leitura que me leve junta na história. Eu já estou de olho na trilogia a algum tempo e tô procurando alguém que me dê de presente.. Só mandando umas indiretas aqui.. Outras ali.. Obrigado pela resenha, só me deu mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  6. Livros de fantasia são muito interessantes, mas preciso ler com muita atenção, porque normalmente são muitos personagens e fico um pouco perdido. Vou procurar essa trilogia para ler.

    ResponderExcluir
  7. Essa série está na minha lista, além disso adoro as edições da editora.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de começar essa série, tenho os dois primeiros livros, mas por não ter o último fico adiando a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Fantasia não está entre os meus gêneros preferidos, porém sua resenha traz os principais pontos sem deixar de aguçar a curiosidade da leitura. Parabéns!

    ResponderExcluir