segunda-feira, outubro 22

(Maravilhoso Mundo King) A Torre Negra II - A Escolha dos Três

Título: A Escolha dos Três
Série: A Torre Negra, volume 2
Autor: Stephen King 
Gênero: Fantasia
Editora: Suma das Letras 


Sinopse: Com incansável imaginação, Stephen King dá continuidade à magistral saga épica A Torre Negra, iniciada com O Pistoleiro. A Escolha dos Três, segundo volume da série, lança o Roland de Gilead em pleno século XX, à medida que ele se aproxima cada vez mais de sua preciosa Torre Negra, sede de todo o tempo e de todo o espaço.Um derradeiro confronto com o homem de preto revela a Roland, nas cartas de um baralho de tarô, aqueles que deverão ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra: o Prisioneiro, a Dama das Sombras e a Morte. Para encontrá-los, o último pistoleiro precisará atravessar três intrigantes portas que se erguem na deserta e interminável praia do mar Ocidental.
São portas que o levam a um mundo diferente do seu, em outro tempo, de onde ele deverá trazer seus escolhidos: Eddie Dean, um viciado em heroína da Nova York dos anos 1980; Odetta Holmes, uma ativista pelos direitos dos negros da década de 1960; e o terceiro escolhido, a Morte, que vai embaralhar mais uma vez o destino de todos.
Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou", e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste. A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.


Mais um livro do King lido, e dessa vez voltei ao incrível mundo da Torre Negra, e foi bem tenso.
O livro começa com nosso pistoleiro acordando numa praia depois dos eventos do primeiro livro da série (resenha), mas o que poderia ser um belo começo, foi completamente acabado, pelo fato de um ser meio lagosta meio sei lá o que está simplesmente estar comendo a mão dele. Mas Roland consegue se safar a custa dos cabelos do leitor e caminha moribundo pela praia até encontrar uma porta, ele abre essa porta e por ela consegue ver outro mundo, é claro que no começo ele fica assustado, mas sua vida é cheia de eventos estranhos, e logo ele liga esse evento ao que seu antagonista do primeiro livro que diz sobre ter que escolher três cartas, ele também descobre que está vendo através os olhos de outra pessoa, Eddie Dean, um viciado que está servindo de mula para pagar uma dívida do irmão, é claro que Eddie fica muito perturbado com isso.

No decorrer dos eventos Eddie vai para o mundo do pistoleiro e passa a procurar as outras 'cartas' com ele e tenta fugir de vez em quando. As outras cartas são Odetta/Detta uma ativista dos direitos negros, mas a mulher tem dupla personalidade, por causa de um acidente (?) no passado, e ela ficou 8 ou 80, gente a Detta é um dos personagens mais terríveis que conheci. O último personagem é o nosso vilão.
O que gostamos de pensar de nós mesmos e o que realmente somos raramente têm muita coisa em comum.
Se no primeiro livro tivemos a introdução do Pistoleiro Rolland, e do mundo onde a história vai acontecer, neste livro conhecemos os outros personagens da 'comitiva' e conhecemos eles bem a fundo, cada uma das "Cartas" tem quase um livro para eles, também ficamos sabendo dos portais para o nosso mundo. E isso me faz lembrar um pouco sobre um livro do King chamado O Talismã, que fala sobre um mundo paralelo ao nosso chamado de Territórios, King costuma linkar muito os seus livros, então fico com a impressão de que esse pode ser o mesmo mundo que aquele.

Mesmo sendo uma Alta Fantasia, o livro é bem tenso, passei a leitura toda com o coração na mão por causa do Rolland e as consequências do encontro com os Monstros Lagosta, e a Detta sempre a espreita com seu jeito selvagem.

Mesmo tendo um bom resumo do livro anterior, eu indico para quem já leu, acho que algumas coisas são melhor explicadas, mas de qualquer forma é um livro muito bom para quem gosta de fantasia e aventura.

14 comentários:

  1. Não é meu estilo literário predileto não, mas sua resenha me deixou curiosa, talvez eu leia em breve, assim que der cabo da lista enorme que já tenho na fila. Parabéns pelo Blog. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem bacana, apesar de não fazer meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li os livros, mas assisti o filme A torre Negra.
    Vou procurar para ler este que você fez a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir

  4. Eu ainda não conhecia o livro mas aparentemente nos da a impressão de ser uma fanatastica obra..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,

    Só li uma obra do King e sou louca para conhecer mais da escrita do autor. Por ser uma fantasia já fiquei bem curiosa, ainda mais quando você citou que a obra é tensa e te deixa em vários momentos com o coração na mão. É a típica obra que devoro rapidamente e que simplesmente amo. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não li os livros, mas assisti ao filme, será que vai ter continuação também. Não achei o melhor filme baseado em livros do Stephen King, mas sempre procuro assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é um bem bolado dos três primeiros livros, e mutilado para virar um filme mais infantil, então não faço a menor ideia do que vai virar os filmes já que a recepção dos fãs foi péssima, e o grande publico parece não ter se empolgado tanto também.

      Excluir
  7. Dessa série eu só li o primeiro livro e travei, mas sua resenha me deixou mais animado pro segundo

    ResponderExcluir
  8. Para início de conversa eu adoro as leituras do stephen king, gosto muito da carry, esse eu ainda não li, mas gosto muito desse estilo.

    ResponderExcluir
  9. Não li o primeiro, a temática é interessante. Leal esses livros que ficamos com coração na mão, na expectativa das novas páginas
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do autor, mas sempre ouço falar muito bem. A história desse parece bem interessante, livros que nos prendem são tudo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, não sei porque que quando leio as resenhas dos livos do Stephen King fico com muita vontade de ler, mas quando estou com o livro em mãos, leio algumas páginas e desisto. A escrita do autor não consegue me prender infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem ?

    Ainda não li nada do King ainda, só conheci suas obras pelas adaptações...mas tenho em mente que seus livros são bem melhores e mais amplos. Sobre a torre negra, não sabia que era uma série , então esse post foi muito gratificante mesmo e me deixou com vontade de conferir a obra.

    ResponderExcluir
  13. Eu não curti muito a leitura desse livro, mas em relação ao volume 1 da saga a torre negra, eu encontrei uma melhora na história, mas esperava mais do autor que é consagrado quando o quesito é terror.

    ResponderExcluir